Prefeitura de Juruti cria Comitê para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos
Diante da preocupante estiagem que vem afetando a região de Juruti, a Prefeitura Municipal decretou a criação do Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos. O objetivo é desenvolver estratégias para minimizar os impactos ambientais e sociais causados por esse fenômeno.
A prefeita de Juruti, por meio do Decreto N° 5.745, de 30 de setembro de 2024, formalizou a instituição desse comitê, que terá como responsabilidade a elaboração e execução de um Plano de Ação para prevenção, controle e combate aos incêndios florestais e urbanos. A decisão foi motivada pela redução significativa dos níveis de água nos lagos e rios, que tem causado sérios prejuízos às atividades agrícolas, pecuárias e ao abastecimento de água potável, afetando a economia local.
Entre as principais atribuições do comitê, estão o georreferenciamento das áreas de risco de incêndios, a fiscalização e monitoramento de campanhas preventivas, além da execução de ações de educação ambiental e práticas sustentáveis. O comitê também apoiará a implementação do Plano Estadual de Ações de Combate à Estiagem, Queimadas e Incêndios Florestais (PAEINF 2024).
Com essa iniciativa, o comitê intensificará a prevenção e o combate a desastres ambientais, protegendo o meio ambiente e garantindo mais segurança à população, sendo composto por membros da Prefeitura de Juruti, Câmara Municipal e Sociedade Civil Organizada.