EDUCAÇÃO CONECTADA: SEMED realiza formação e orientação para profissionais da educação das escolas nas comunidades sobre o preenchimento e o envio no site do Educacenso
A IMPORTÂNCIA DO CENSO ESCOLAR
O Censo Escolar é muito mais do que uma contagem de alunos. Esta pesquisa cumpre um papel estratégico por fornecer subsídios indispensáveis para a definição de políticas para a melhoria da qualidade do ensino. Os dados apurados pelo Censo contribuem para a melhoria e consolidação dos seguintes programas:
FUNDEB
TRANSPORTE ESCOLAR – PNATE, Caminho da Escola
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – PNAE
PDDE EDUCAÇÃO BÁSICA
PDDE INTERATIVO
PNLD ( Programa Nacional do Livro Didático)
SISTEMA DE AVALIAÇÃO INEP – ANA, PROVA BRASIL
INCLUSÃO DIGITAL – Educação Conectada
PAR/SIMEC – Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle
BOLSA FAMÍLIA – Sistema Presença
IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
SIOPE – Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
Essas informações constituem hoje a base das políticas de educação básica, orientando tanto a repartição dos recursos entre estados e municípios como a implementação de programas pelo governo federal. Essa imagem é fundamental para o planejamento, a execução e o acompanhamento das políticas públicas voltadas para a educação e no município de Juruti isso não é diferente, pois com a educação conectada as escolas das comunidades fazem o seu próprio Censo, no qual e tem a supervisão e monitoramento da Coordenadora Municipal Jacqueline Sousa Coêlho, que não tem medido esforços para levar até aos gestores, coordenadores, secretários e assistentes às formações e orientações sobre o preenchimento e o envio no site do Educacenso
O Censo escolar tem como data base de referência na última quarta-feira do mês de Maio, ou seja, dia 26 de maio de 2021, mais o sistema abriu no dia 18 de junho de 2021, devido o sistema estava passando por manutenção
EDUCAÇÃO CONECTADA
A coordenadora Jacqueline Sousa Coêlho deu início às orientações, pois devido à pandemia da covid-19, não foi viável a formação presencial, dessa forma a coordenadora visita as escolas tanto da zona urbana quanto da zona rural, para realizar a formação dos professores sobre o censo. As escolas visitadas foram:
Raimundo de Sousa Coelho, Elza Albuquerque de lima, Zelinda Guimarães de Souza, Maria Lucia do Nascimento, Rosa De Saron, Antônio Moreira Rocha e anexa, Sebastião Marialva e Anexa, José Roberto Pimentel e anexas, São Sebastião e anexa, Mirian Benitah e anexas, Ligia Meireles Cunha e anexas, Gregório, Getúlio Vargas e anexas, Ana Maria Albuquerque e anexas, Mario Pereira Filho e anexas, Pedro Rodrigues de Souza, Satere Maué e anexas, Sabino Pinheiro de Matos e anexas, Lindete Evangelista de Souza e anexas