Um dos eventos mais importantes do calendário cultural e turístico do Estado do Pará ocorreu no sábado (29) em Juruti, município do oeste paraense. A 29ª edição do Festival das Tribos Indígenas (Festribal), com o tema “Celebração da Arte”, reuniu as etnias Munduruku (vermelha e amarela) e Muirapinima (vermelha e azul) em um duelo de criatividade, cores e efeitos especiais, e contou com um momento especial: o governador Helder Barbalho assinou o convênio para as obras de reconstrução e ampliação do Centro Cultural José Priante Tribódromo Municipal de Juruti, espaço fundamental para a promoção e o fomento à cultura e ao turismo na Região de Integração Baixo Amazonas.
A obra será executada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em parceria com a Prefeitura de Juruti. Serão investidos aproximadamente R$ 46 milhões no espaço, a fim de aumentar a capacidade para 15 mil pessoas.
“O governo do Estado está investindo para melhorar e ampliar este espaço tão importante para a cultura do nosso paraense. Com essa ampliação, vamos conseguir receber melhor as tribos indígenas, o povo de Juruti e, acima de tudo, incentivar, para que o festival se torne uma referência para o nosso País”, destacou o Helder Barbalho.
De acordo com a prefeita de Juruti, Lucidia Batista, o investimento vai mudar a história do município. “Nós temos toda a certeza que a expansão do Tribódromo será um marco na história de Juruti, pois esse festival não é só de Juruti; ele é do Pará e do Brasil. Juntos, vamos fazer com que esse evento se torne ainda maior”, assegurou a prefeita.
Informações: Agência Pará e Prefeitura de Juruti