MEIO AMBIENTE | Só em 2024, a SEMMA já realizou a soltura de mais de 53 mil filhotes de quelônios a partir do Programa Manejo de Quelônios de Juruti.

O Programa Manejo de Quelônios de Juruti é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, criada pela Lei 1.066 /2013, e tem como intuito desenvolver os trabalhos de pesquisa, manejo e educação ambiental para conservação dos quelônios amazônicos.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem um papel fundamental de fomentar e promover melhores condições para que os agentes de praia possam desenvolver suas habilidades.
Como forma de promover mais integração entre a natureza e a comunidade tanto da cidade, quanto do interior, a Semma realiza excursões para as pessoas conhecerem o Programa.
A última excursão aconteceu no Miri Centro com a soltura de 5.181 filhotes na natureza. Antes da culminância da soltura, aconteceram as apresentações culturais, desfile de roupas confeccionadas com material reciclável, dança com as crianças das escolas, peça teatral e apresentação de paródias.
Para o estudante de Agronomia da UFOPA, Breno Amaral, a excursão foi um momento de aprendizado e contato com a natureza. “Foi um momento muito importante de aprendizagem onde pude perceber que os moradores incentivam as crianças a cuidarem do meio ambiente desde cedo. E pude perceber com a explicação da Coordenadora do Programa, a diferença das espécies que não conhecia. Como estudante de Agronomia, ter contato com essas experiências foi um momento único e percebo que os comunitários estão se preocupando muito mais com a natureza onde vivem”, ressaltou o estudante.
Só em 2024 pelo PMQJ, foram soltos na natureza cerca de 53. 358 filhotes de quelônios, que começou com a coleta em Agosto de 2023. E a SEMMA fornece suporte as comunidades parceiras do programa, atendendo mais de 37 comunidades e 301 agentes de praia voluntários.