A Prefeitura de Juruti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e do Conselho Municipal de Saúde de Juruti (CMSJ), realizou nesta sexta-feira (06) a Plenária de Reativação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT-Juruti). O encontro marcou um passo importante no fortalecimento da saúde e da valorização dos trabalhadores e trabalhadoras do município.
A CISTT, regulamentada pelo Artigo 12 da Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/1990, tem como função assessorar os conselhos de saúde na temática da saúde do trabalhador. Além disso, a comissão desempenha um papel fundamental na articulação de políticas e programas voltados à promoção e proteção da saúde dessa categoria, garantindo maior integração entre diferentes setores e reforçando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento explanou a temática “Trabalhadores do Brasil: Nós existimos e somos valiosos. Viva o SUS!”, com palestra conduzida pelo enfermeiro Fábio Fernandes e de Thaissa Helena Silva Pereira que destacou a importância da valorização dos trabalhadores no contexto do SUS.
Em seguida, houve a eleição e homologação das entidades e delegados que farão parte da CISTT-Juruti.
Durante a plenária, foram eleitos entidades que integrarão a comissão: Sindicato dos Guardas Municipais e Agentes de Segurança, Instituto Juruti Sustentável-IJUS, Associação Folclórica Tribo Mundurukus, Ass. Beneficente e Promocional Bom Samaritano, Associação dos Moradores do Bairro do São Marcos-ABAM, Sinjur, Ufopa, Conselho Tutelar, Igreja MIR, Sindate, Senpa, Sintespa e CRIE.
A reativação da CISTT-Juruti reafirma o compromisso da Prefeitura de Juruti com a saúde e bem-estar dos trabalhadores, promovendo ações intersetoriais e fortalecendo o diálogo com a sociedade. Este é mais um passo para garantir o protagonismo dos trabalhadores na construção de políticas públicas que valorizem suas vidas e condições de trabalho.