Foi divulgado o resultado do Programa Nacional de Transparência Pública, referente a avaliação do exercício 2022 dos portais de transparência das prefeituras e câmara municipais.
O Resultado do Radar Nacional de Transparência Pública foi realizado em parceria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, os Tribunais de Contas brasileiros – TCs, o Instituto Rui Barbosa – IRB, o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas – CNPTC, a Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios – Abracom – aqui denominados Sistema Tribunais de Contas – e o Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci.
O levantamento nacional da transparência foi realizado pelo Sistema Tribunais de Contas no período de maio a novembro/2022 e alcançou cerca de 8.000 portais públicos, englobando a União, 26 Estados, o Distrito Federal e 4.191 Municípios.
Das 7.798 prefeituras e câmaras avaliadas, apenas 348 alcançaram o nível diamante. Juruti obteve 100% na avaliação e receberá, em evento a ser marcado, o Selo Diamante da Transparência. Este resultado é fruto do comprometimento com a Gestão Pública.
Vale destacar que Na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º realizada em 2020 pela Controladoria Geral da União – CGU, Juruti estava na 327 posição no Ranking de transparência ao nível nacional.