No último sábado (11), aconteceu a culminância do Programa Manejo de Quelônio de Juruti (PMQJ) com a soltura de mais de 04 mil filhotes na natureza no núcleo do Tucunaré, comunidade Laguinho.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu uma excursão levando os 40 participantes até à comunidade, promovendo um momento de interação das pessoas com a natureza. Antes, foi oferecido um café da manhã e uma palestra de apresentação do PMQJ.

O programa é integrado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que apoia o manejo tanto com suporte técnico, quanto com recursos como material para a coleta, transplante dos ovos, cercado de Incubação e EPI para os agentes de praias e finalização do berçário para os filhotes, entre outros. O programa é realizado pela comunidade que realiza o manejo desde agosto.

A ação ambiental também marcou um importante passo na proteção do território: o lançamento do Plano de Manejo da APA Jará. Um documento que orienta sobre como usar os recursos naturais da área para desenvolvê-la de forma sustentável.

Os comentários estão fechados.