A 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília
aconteceu nos dias 4 a 8 março de 2024 e tratou sobre o Tema: ‘Democracia e Direito à Cultura’, o evento foi promovido pelo MinC e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).
A cidade de Juruti foi representada pelo Delegado Eleito pela sociedade civil na 3ª Conferência Municipal de Cultura, Rilque Cézar, presidente do Conselho Municipal de Politicas Culturais, vinculado a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, que anteriormente, participou da 4ª Conferência Estadual de Cultura do Pará em Belém, onde foi um dos delegados eleitos para representar o Baixo Amazonas juntamente com representante das cidades de Óbidos e Terra Santa e assim compôs a Delegação do Estado do Pará.
Participaram da Conferência Nacional, 1.338 delegados, 1.087 convidados, 1491 observadores, 738 pessoas no apoio e organização, além de 151 profissionais da imprensa.
Durante a conferência, foram discutidos as diretrizes em 6 eixos vitais ao setor cultural do Brasil como: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Esta representatividade tem como objetivo fortalecer a democracia, buscando garantir os plenos direitos culturais para todo o território nacional, no enfrentamento das desigualdades sociais, do racismo, sexismo e todas as formas de discriminação.