A Prefeitura Municipal de Juruti, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com o Instituto Juruti Sustentável (IJUS) e com o apoio do Grupo +Unidos e da Alcoa, tem a honra de receber, como convidada especial, a indígena Iakupã Apurinã na programação da Semana do Meio Ambiente 2025.
Iakupã Apurinã é mulher indígena, acadêmica de Enfermagem, artista, cantora, compositora e integrante do Movimento de Mulheres Indígenas. Representa a Associação de Artesãs e Artesãos dos Povos Indígenas do Vale do Juruá e tem se destacado pela força de sua arte aliada ao ativismo em defesa do meio ambiente.
Durante a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada em Brasília, Iakupã emocionou o público ao apresentar sua música “Vermelho de Urucum”, que se tornou um dos marcos do evento. Sua trajetória inspira e reforça a mensagem de que proteger a Amazônia é proteger a vida.
No dia 06 de junho, no Espaço Dom Bosco
Iakupã participará com duas importantes contribuições:

“Não há discurso ambiental sem a presença dos Povos Indígenas”

“Em defesa dos Povos Indígenas: Vermelho de Urucum”
A participação de Iakupã Apurinã na Semana do Meio Ambiente 2025 é um marco para Juruti. Sua presença fortalece o diálogo entre tradição e sustentabilidade, conecta a sociedade aos saberes ancestrais e reforça o protagonismo dos Povos Indígenas na construção de um futuro mais justo e sustentável.