A Secretaria de Produção e a Universidade do Oeste do Pará (UFOPA Juruti), reuniu-se com os produtores da Ilha Valha-Me Deus, área de várzea, com o intuito de ajudar na organização do grupo para a criação da primeira Unidade Demonstrativa de Produção de Fibra de Malva e Juta da região.
Essa iniciativa é importante para trazer o fortalecimento do mercado e dos produtores de Fibra, pois eles continuam sendo os maiores produtores do oeste do Pará, com uma produção prevista em 2023, em torno de 200 toneladas de Fibra para uma área de 90 hectares plantado.
O apoio se tornou necessário devido os problemas enfrentados com a aquisição de sementes de baixa qualidade, complicações no plantio e também pela falta de um subsídio que os ajudem a não venderem toda sua produção para o Estado do Amazonas. O que mais tarde retorna ao nosso Estado como produção do Estado vizinho.
Além dessas tratativas, a Secretaria de Produção também se comprometeu com a igreja local em fazer uma capacitação de alguns jovens em horticultura para serem futuros multiplicadores na região.