No último dia 11 de julho, foi realizada a primeira colheita da cultura do milho na 1ª Unidade Demonstrativa da Produção Familiar da Comunidade do São Pedro.
A atividade contou com a participação dos produtores e familiares que fazem parte do Projeto, oportunizando desta forma resgatar o trabalho coletivo, o chamado puxirum, com a colheita das espigas sendo feita manualmente diretamente do pé de milho.
O trabalho passou por todos as etapas necessárias para o plantio moderno de milho como preparo de solo com aração e gradagem, correção de acidez e fertilidade, plantio com plantadeira de 4 linhas, bem como acompanhamento técnico da Sempro e da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.
O fechamento do ciclo do milho, foi finalizado aos 90 dias após o plantio, sendo possível retirar mais de 55 sacas de 50kg de milho verde, sendo que cada saca pesa em média 20kg. Totalizando mais de 1 tonelada de milho verde colhido nessa área.
A colheita foi realizada em dois períodos, uma parte pela manhã e outra a tarde, sendo ao final da atividade o produto colhido foi divido entre os produtores para que pudesse vender ou consumir, pois esse produto pode ser consumido nas mais diversas formas, como em in natura, milho assado e/ou cozido, e também processado – em bolos, mingaus, pamonhas e outros.