SEMPRO IMPLANTA UNIDADES DEMONSTRATIVAS DE MANIVA E OUTRAS CULTURAS, EM JURUTI

0

A primeira unidade implantada foi da comunidade São Pedro, em seguida da Comunidade São Lázaro e Galiléia

A Prefeitura de Juruti através da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPRO), realizou a implantação do modelo de produção realizado na Unidade Demonstrativa da comunidade São Pedro (20 km de Juruti), que contou com a Parceria do Projeto Maniva Tapajós.

A Unidade já é referência no Estado do Pará, pois foi a primeira área totalmente mecanizada, com preparação de solo e plantação de variedades de manivas como poti, mari, jurará, manivão e kiriris e outras culturas como milho e melancia, voltada para produção da agricultura familiar. Além da Unidade do São Pedro, a Sempro está implementando mais duas unidades, nas comunidades São Lázaro e Galiléia.

A Unidade Demostrativa do São Pedro foi a que começou primeiro e está mais desenvolvida, com 07 hectares de área limpa, gradeada, com coleta e análise de solo, correção de acidez de fertilidade com adubação. Com plantio de 2 hectares de 5 variedade de mandiocas melhoradas e 1,5 hectares de milho hibrido. Essa unidade já realizou a multiplicação das manivas, doando para os produtores da feira de Juruti feixes de maniva, que receberam 90 hastes cada.

A estimativa de produção de mandioca dessa área gira em torno de 50 a 60 toneladas por hectare, sendo que a média do município é de 9 ton/há. As outras unidades, como Galiléia, já passou pela limpeza de 10 hectares de área e pela fase de coleta de solo para análise, correção de solo, plantio de 2 hectares de maniva, preparando 1,5 hectares de milho híbrido, com a divisão da área em 9 lotes.

Já na Comunidade do São Lazaro, está na fase de início limpeza e mecanização de 7 hectares de área e correção de solo e aguardo para o plantio.

 

 

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade