A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde realizou uma capacitação, orientação e conscientização sobre as boas práticas de manipulação com os produtores de açaí, bacaba, polpas de frutas e outros, com foco na prevenção contra a doença de Chagas.
No ano de 2024, o Município de Juruti já notificou 4 casos confirmados da doença. Ambos sendo tratados e monitorados. Quando há um aumento no número de casos, é um alerta, mas são casos que a Semsa através da Vigilância em saúde está conseguindo identificar, e isso mostra que a nossa rede de vigilância está fortalecida e integrada, garantindo a assistência desses pacientes.
🔹O que é a doença de Chagas
A doença de Chagas é transmitida pelo barbeiro infectado, que ao picar uma pessoa sadia deposita fezes contaminadas no ferimento, permitindo a entrada do parasita Trypanosoma cruzi na corrente sanguínea (transmissão vetorial). Podendo ser transmitida por via oral, por meio de alimentos contaminados pelas fezes do Tripanosoma cruzy, devido à falta de controle de higiene e de cuidados no momento do processamento.
A doença de Chagas tem duas fases, a aguda e a crônica, os principais sintomas são: febre persistente de mais de sete dias, inchaço generalizado, falta de ar, sensação de palpitação no coração e cansaço. Se você ou alguém que você conheça apresentar esses sintomas, deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

O diagnóstico precoce é fundamental nos casos de doença de Chagas, pois quanto mais tempo leva para o paciente iniciar o tratamento, mais danos o parasito Trypanosoma cruzi causa no organismo, principalmente no coração e sistema digestivo.
A principal maneira de evitar a transmissão oral da doença é a higienização dos alimentos. Não consumir aqueles sem procedência e em locais onde a limpeza ou maneira de preparo sejam duvidosas. Vale verificar se o local tem aprovação da Vigilância Sanitária para manipular e vender alimentos.
A prevenção da transmissão oral é feita com ações de intensificação da Vigilância Sanitária e inspeção de alimentos em todas as etapas de produção que são suscetíveis à contaminação desta doença.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade